Refere-se ao aumento da mama masculina. Isto ocorre por crescimento da glândula mamária ou por acúmulo de gordura. As causas são diversas e devem ser pesquisadas: alterações fisiológicas normais, hormonais, medicamentosas, tumores, etc.
A cirurgia é realizada através de uma pequena incisão em forma de meia-lua na aréola. No casos em que o aumento deve-se apenas ao tecido gorduroso(pseudoginecomastia) realiza-se apenas um pequeno orifício para a lipoaspiração.
ANESTESIA: local com sedação e nos casos grandes ,sedação com peridural.
TEMPO DE CIRURGIA: média de 1 a 2 horas
INTERNAÇÃO: até 12 horas se necessário.
CICATRIZES: pequeno corte em “ meia lua” na aréola ou um orifício puntiforme nos casos em que faz apenas a lipoaspiração . Nos pacientes em que as mamas são grandes e flácidas havendo necessidade de retirada de pele, as cicatrizes são maiores.
IDADE PARA SER REALIZADA: após ou até na adolescência nos casos com grande repercussão psicológica.
PRÉ-OPERATÓRIO:
– Fazer exames com risco cirúrgico.
-Preparo da pele com sabonete antisséptico.
-Parar de fumar 4 semanas antes.
-Evitar o uso de medicamentos como ácido acetilsalicílico (AAS),vitamina E, diuréticos, anti-inflamatórios, esteroides anabolizantes, drogas e remédios para emagrecer, anabolizantes esteroides 3 a 4 semanas antes da cirurgia.
-Qualquer mudança no estado de saúde comunicar o médico.
PÓS-OPERATORIO:
– Dor: geralmente de pouca intensidade e que melhora com analgésicos comuns.
– Curativo: local associado com uma faixa elástica compressiva.
-Manchas roxas e inchaço: são comuns e melhoram bastante até o 20º dia. Evitar sol por pelo menos 30 dias e direto na cicatriz por 6 meses.
-Recuperação: é variável, podendo voltar às atividades no dia seguinte ou até 7 dias , nos casos grandes. Evitar grandes esforços da região peitoral por pelo menos 30 dias.
-Retirada dos pontos: são absorvíveis.
<a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/osteoporose’>Osteoporose foto criado por Racool_studio – br.freepik.com</a>