A plástica mamária de aumento (mamaplastia de aumento) é a cirurgia que consiste em aumentar o volume das mamas com o uso de próteses sintéticas. A indicação principal são os casos de hipomastia (mama com pequeno volume) que pode ser primária(falta de desenvolvimento desde a adolescência sendo uni ou bilateral) ou secundária(decorrente do emagrecimento intenso ,involução após a gravidez, trauma, mastectomia para retirada de tumores,….)
ANESTESIA: local com sedação.
TEMPO DE CIRURGIA: média de 90 minutos.
TEMPO DE INTERNAÇÃO: de 6 a 12 horas.
IDADE PARA SER REALIZADA : ideal a partir de 17 anos.
CICATRIZ(vias de acesso): pequena incisão no sulco da mama, transareolomamilar ( o corte é feito no diâmetro central da mama), periareolar (meia lua na curva inferior da aréola) ou axilar. A prótese é colocada atrás da glândula mamária podendo ser acima ou abaixo do músculo peitoral maior.
PRÉ-OPERATÓRIO:
– Fazer os exames pré-operatórios com risco cirúrgico.
– Preparo da pele com sabonete antisséptico.
-Parar de fumar 3 a 4 semanas antes da cirurgia.
– Evitar o uso de medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico(AAS), drogas, medicamentos para emagrecer, remédio para tratar acne (isotretinoína), diurético por 3 a 4 semanas
– Qualquer mudança no estado de saúde deve ser comunicada ao médico.
– Escolha do tamanho e formato da prótese avaliando-se a expectativa do paciente, forma e tamanho da mama original, assimetrias e as dimensões do tórax.
PÓS-OPERATÓRIO:
– Dor: não é comum seguindo as orientações médicas de não fazer esforços com os braços. Quando presente geralmente é de pouca intensidade e cede com analgésicos comuns. Nos casos em que a prótese é colocada embaixo do músculo peitoral ( nossa conduta principal), o desconforto é um pouco maior nos primeiros 3 dias. Aqui associamos um relaxante muscular.
– Retirada dos pontos: não é necessário pelo uso de fios absorvíveis.
– Lactação : a parte funcional da mama não se altera no caso de uma gravidez.
– Sol : direto na cicatriz deve ser evitado de 4 a 6 meses.
– Recuperação: o retorno a sua vida normal geralmente é rápido. Em relação ao trabalho, dependendo da atividade, libera-se a partir do 4º dia.
-Inchaço: é normal e regride gradualmente. Do 3º ao 12º mês é que a mama vai atingir seu aspecto definitivo em relação à cicatriz, forma, consistência, volume e sensibilidade
Automated page speed optimizations for fast site performance